Uma consultoria em prevenção de perdas pode salvar um negócio. Afinal, evitar o problema, é muito mais eficaz e econômico que buscar soluções.
É importante dizer que perdas acontecem em qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou segmento. Porém, gastos desnecessários e muito além do esperado são um dos principais fatores de redução de lucro.
O que é uma Consultoria em Prevenção de Perdas?
A consultoria em prevenção de perdas é um
serviço que envolve técnicas e processos, que consequentemente tem o objetivo de prevenir, combater e eliminar focos de desperdícios. Esse serviço, na maioria das vezes, é feito por
empresas terceirizadas, que certamente são experientes em identificar, avaliar e prevenir perdas. Portanto, ela pode ser aplicada em diversas áreas de um negócio, desde o controle de custos no transporte, até na área administrativa.
Como resultado, um profissional terceirizado, com expertise e visão imparcial, consegue levantar informações e prever riscos, com mais precisão que funcionários internos.
Principais atividades
Sendo assim, o mais importante em uma consultoria é que ela seja eficaz, porém também é importante seguir diversos processos que respeitem as diretrizes da empresa.
• Identificar os principais pontos de perdas da empresa
• Avaliar os principais riscos
• Implementar uma política de prevenção de perda
• Criar e acompanhar os focos das perdas
• Realizar treinamentos internos de conscientização
• Implementar
auditorias corretivas
Quais os benefícios para a empresa?
Ter uma consultoria de prevenção de perdas deixou de ser uma realidade apenas de grandes empresas e certamente passou a fazer a diferença também em pequenos e médios negócios. A precaução colabora para a economia, em uma, ou diversas áreas, gerando resultados positivos no fim do mês.
• Redução de problemas com os fornecedores.
• Diminuição de furtos (internos e externos)
• Redução de erros administrativos e financeiros.
• Otimização de processos
• Contribuir para a redução de custos
• Aplicação de novas tecnologias